O que é Libras?
Libras é a abreviação de Língua Brasileira de Sinais. A língua de sinais também é conhecida como língua gestual, pois utiliza as mãos e os dedos, em substituição à língua, para se comunicar. É por meio dela que as pessoas surdas, ou com deficiência auditiva, se comunicam entre si e com o mundo.
A língua de sinais não pode ser confundida como mímica ou simples gestos. Trata-se de uma língua que possui uma gramática própria, assim como a língua falada ou oral. Para promover a inclusão dos deficientes auditivos no Brasil, em 2002, foi criada a lei de nº 10.436.
De acordo com essa lei, a Libras passou a ser considerada uma das línguas oficiais do país. Essa foi uma grande conquista para a comunidade surda, pois o poder público passou a fornecer meios para o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais. O ideal é que ela seja aprendida por todos.
Existe uma única língua de sinais?
Do mesmo modo que existem várias línguas faladas no mundo, também existem várias línguas de sinais. Veja só:
- LGP: Língua Gestual Portuguesa;
- SLN: Sign Language of Netherlands;
- ASL: American Sign Language;
- LSA: Lengua de Señas Argentina;
- BSL: British Sign Language.
Então, Libras é uma língua própria do Brasil? Sim. Ela surgiu a partir da mistura entre a Língua Francesa de Sinais e os gestos utilizados pelos surdos do Brasil. O surdo francês Eduard Huet, veio ao Brasil em 1857, a convite do rei D. Pedro II, para fundar a primeira escola de surdos no país.
Alguns sinais possuem variação de acordo com as regiões em que o surdo vive, assim como a língua falada. Desse modo, se um surdo brasileiro for viajar para os Estados Unidos ele, provavelmente, não conseguirá se comunicar com o surdo americano. Entendeu o que é Libras e que ela é uma língua exclusivamente nossa?
Qual a importância de aprender Libras?
Aprender a Língua de Sinais Brasileira, ou simplesmente Libras, é importante para:
Possibilitar a integração no âmbito educacional
Todos os cursos de formação de professores devem contar em sua grade curricular com o curso de Libras. Os demais funcionários de escolas e faculdades também podem aprender essa língua para tornar a vida acadêmica dos surdos mais inclusiva, principalmente, quando se trata de crianças.
Ou seja, não se trata apenas do cumprimento da lei. Saber se comunicar em Libras é importante para o desenvolvimento do aluno num lugar onde todos passarão uma boa parte da sua vida. Nesse sentido, a Libras é fundamental não só para os professores, como também para os demais funcionários das instituições de ensino.
Quebrar as barreiras da comunicação
O descaso ou desinteresse em aprender Libras e, assim, compreender as pessoas com deficiência auditiva é uma forma de preconceito conhecida como audismo. Aprender Libras é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, facilitando a integração social.
Afinal, ter a sensação de sentir excluído por não conseguir entender uma conversa é desconfortável para qualquer indivíduo. Além disso, saber se comunicar por meio da Libras garante o respeito do surdo como cidadão.
Destacar-se profissionalmente
Hoje em dia, a Libras é um grande destaque no currículo profissional, seja para conseguir uma vaga de emprego ou estágio. Isso porque o profissional pode se destacar numa empresa por ser capaz de se comunicar com outros profissionais surdos.
Também com os clientes que possuem uma deficiência auditiva. Com a Lei nº 10.436, os setores públicos têm a obrigatoriedade de ter em seu quadro de funcionários um profissional capacitado para atender deficientes auditivos por meio das Libras.
Conheça quais são as profissões em alta para este ano.
Como é o mercado de trabalho para quem domina a Libras?
Quem entende o que é Libras e sua real importância para a sociedade, tem uma grande oportunidade no mercado de trabalho. Mas, para aproveitar as diferentes oportunidades é preciso fazer um curso de Libras e passar em uma prova elaborada pelo Prolibras.
Depois disso, o profissional pode atuar em diferentes áreas. Veja só:
Educação
Há um grande mercado para os professores atuarem exclusivamente no ensino da Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, se você já tem um curso de pedagogia ou licenciatura em qualquer outra área, pode aproveitar se especializar nessa língua e aproveitar essa oportunidade, além de colocar em prática a integração de todos os alunos.
Consultoria
Muitas instituições de ensino precisam de auxílio para construir uma grade curricular que atenda aos requisitos da lei no ensino de Libras. Por isso, muitas delas buscam auxílio por meio de consultorias, principalmente quando se trata de cursinhos. Então, essa também é uma boa oportunidade no mercado.
Interpretação
Canais de TV, vídeos no YouTube, congressos, palestras, reuniões, conferências precisam de intérpretes. Afinal, esse profissional é o responsável por ajudar na comunicação entre ouvintes e pessoas com deficiência auditiva. Além disso, a atuação do intérprete de Libras pode ir além disso, sendo muito ampla.
Legendagem para surdos
Outra oportunidade no mercado de trabalho para os profissionais que dominam a Libras é a legendagem. Desde março de 2019, todas as salas de cinemas brasileiras devem ter tecnologias que permitam o deficiente auditivo compreender o conteúdo dos filmes. Uma delas é legendagem para surdos.